Leituras em educação - volume 9

Autores

  • Rodrigo da Costa Araujo
  • Cremilda Barreto Couto
  • Tania Cristina da C. Gregório

DOI:

https://doi.org/10.26893/desleituras.v8i8.86

Palavras-chave:

Educação, Ensino, Gestão escolar, Leitura

Resumo

Leituras em Educação - volume 9 - coletânea composta por treze artigos, reúne textos de professores pesquisadores que, entre saberes e leituras, analisam a educação por meio de um instrumental teórico para verificar a maneira como ocorre o entrelace educação com outros saberes e áreas. A pluralidade que pode ser depreendida da configuração desta obra, e que se expande no sumário e nos artigos que a compõem, remete para a diversidade e profusão da leitura e da educação. Os capítulos se orientam por um conjunto diversificado de perspectivas e questões, mas todos eles, de alguma maneira, pensam a leitura, a prática pedagógica e os educadores ou gestores envolvidos nesse processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo da Costa Araujo

Mestre em Ciência da Arte pela Universidade Federal Fluminense. Atuou por muitos anos como Professor de Literatura infantojuvenil, Arte Educação e com disciplinas pedagógicas em Licenciaturas e atualmente é docente de Língua Portuguesa da Secretaria Municipal de Educação de Macaé / SEMED. Coautor das coletâneas Literatura e Interfaces, Leituras em Educação (2011) e Literatura Infantojuvenil: diabruras, imaginação e deleite (2019), todas lançadas pela Editora Opção. É também autor de Caligrafias e escrituras de Ana Hatherly (Caravana, 2021). Escreve ensaios e resenhas para a Revista Mosaicum e Desleituras.

Cremilda Barreto Couto

Mestrado em Educação (PUC/RJ) e Doutorado e Pós-doutorado em Educação (UFF/RJ). Participa do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gestão e Políticas Públicas (NUGEPPE). Trabalhou no Centro de Formação Professora Carolina Garcia (Macaé, RJ, como formadora e pesquisadora (2016-2019), Professora da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Macaé (2000-2021), Professora da Faculdade Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS). Publicou os livros: Escola em Ciclos o desafio da Heterogeneidade na prática pedagógica e Escritos sobre pesquisa, formação e prática docente (2019). Principais temas de pesquisa: política pública, formação docente, currículo e avaliação.
E-mail: cremildabcouto@gmail.com

Tania Cristina da C. Gregório

Doutora e Mestre em Educação (Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - ProPEd-Uerj), Especialista em Educação Fiscal e Desenvolvimento de Projetos (Universidade Cândido Mendes - Ucam) e em Planejamento Educacional (Associação Salgado de Oliveira de Educação e Cultura - Assoec), Pedagoga, pela Faculdade de Filosofia de Itaperuna (Fafita). Professora e Orientadora Educacional na educação básica da Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro. Tem se dedicado ao estudo da pesquisa em educação brasileira e também da formação do professor. É membro dos seguintes grupos: Grupo de Estudos e Pesquisas em Epistemologia e Metodologia das Ciências (Episteme, ProPEd-Uerj). Grupo de Estudos e Pesquisas em Bioética e Dignidade Humana (Gepbidh, Unig, Campus Itaperuna). Publica em e-books, livros impressos e eventos acadêmicos, nacionais e internacionais, voltados à área da educação nacional.

Publicado

08/03/2022

Como Citar

Araujo, R. da C. ., Couto, C. B. ., & Gregório, T. C. da C. (2022). Leituras em educação - volume 9. Desleituras — Literatura Filosofia Cinema E Outras Artes, 8(8). https://doi.org/10.26893/desleituras.v8i8.86

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>