A LITERATURA DE CORDEL COMO FERRAMENTA PARA A AQUISIÇÃO DO LETRAMENTO LITERÁRIO EM TURMA DE 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Sebastião José Leones de Oliveira aculdade Kurius FAK
  • Alexandre António Timbane Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)

DOI:

https://doi.org/10.26893/desleituras.v8i8.89

Palavras-chave:

Literatura de cordel, Letramento, Ensino, Educação

Resumo

A literatura é uma das expressões artísticas mais significativas na história das civilizações, porque o homem constrói o mundo real e imaginário. Ao analisarmos o ensino da literatura, nota-se o quanto o trabalho com essa arte, em sala de aula tem demonstrado um tanto quanto ineficaz, haja vista falta de cultura literária por parte dos estudantes. Nesse contexto, é visto na Literatura de Cordel uma fonte alternativa de trabalho com a prática literária, pois esta carrega importantes marcas e traços de nossa história e cultura popular. O capítulo propõe uma intervenção pedagógica em turmas de 9º ano do Ensino Fundamental, a partir da utilização da Literatura de Cordel, fundamentada pela metodologia da Sequência Básica sugerida por Cosson (2021). Por meio de ações organizadas e sistematizadas somos capazes de proporcionar o acesso a outras leituras contribuindo para a formação do futuro leitor.
Palavras chaves: Leitura. Literatura de Cordel. Letramento Literário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sebastião José Leones de Oliveira, aculdade Kurius FAK

Possui Graduação em Letras: Português e Espanhol (Fundação Universidade do Tocantins), Especialização em Gestão Escolar pela Faculdade Kurius FAK), Graduação em Curso Especial de Formação Pedagógica: Licenciatura Plena em Pedagogia (Faculdade Kurius FAK), Especialização em Metodologia da Língua Portuguesa e Literatura (Faculdade Internacional do Delta), Graduando em Administração Pública e Especialização Interdisciplinar em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira). Foi Coordenador Pedagógico e Diretor Escolar da EMEF Francisca Amélia da Silva de 2018 a 2020.

Alexandre António Timbane, Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)

Doutor em Linguística e Língua Portuguesa (Unesp), Mestre em Linguística e Literatura moçambicana (Universidade Eduardo Mondlane-Moçambique). É professor Permanente da Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Instituto de Humanidades e Letras, Campus dos Malês, Bahia. Tem experiência no ensino e na pesquisa na área de Sociolinguística e Dialetologia com enfoque na variação e mudança lexical do Português (Estudos do Léxico), Contato linguístico e Línguas Bantu. Membro do Grupo de Pesquisa África-Brasil: produção de conhecimento, sociedade civil, desenvolvimento e Cidadania Global.

Publicado

11/03/2022

Como Citar

Oliveira, S. J. L. de ., & Timbane, A. A. . (2022). A LITERATURA DE CORDEL COMO FERRAMENTA PARA A AQUISIÇÃO DO LETRAMENTO LITERÁRIO EM TURMA DE 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Desleituras — Literatura Filosofia Cinema E Outras Artes, 8(8). https://doi.org/10.26893/desleituras.v8i8.89