PESQUISA EM EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO SUPERIOR: DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES

Autores

  • Cremilda Barreto Couto
  • Andréa Giglio Bottino
  • Alice Pereira Xavier Lage

DOI:

https://doi.org/10.26893/desleituras.v10i10.144

Palavras-chave:

Educação, Ensino superior, Pesquisa em educçação, Metodologia científica

Resumo

Ao ingressar no Ensino Superior o estudante inicia seu primeiro contato com a Metodologia da Pesquisa ou Metodologia Científica e os conteúdos  desenvolvidos ao longo desta disciplina são de extrema importância para a produção de conhecimento na academia. O presente artigo científico tem como objetivo analisar a compreensão de cinquenta e cinco estudantes de graduação, de quatro cursos noturnos, diante dos conteúdos estudados em Metodologia da Pesquisa, assim como, as possibilidades de interlocução e apoio do aprendizado em outras disciplinas voltadas para a pesquisa.
O questionário aplicado, em formato eletrônico, possui dez questões abertas e duas em formato discursivo. O estudo está dividido em sessões visando facilitar o entendimento dos leitores. Os resultados sugerem que os docentes de outras disciplinas solicitem aos estudantes, em seus trabalhos  acadêmicos, a aplicabilidade de conteúdos de Metodologia Científica, exercitando na prática todo o conhecimento estudado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cremilda Barreto Couto

Doutorado em Educação
Universidade Federal Fluminense - UFF/Niterói

Andréa Giglio Bottino

Doutora em Psicologia na área de Cognição e Subjetividade
Universidade Federal do Rio de Janeiro

Alice Pereira Xavier Lage

Pós doutoranda do Programa Processos Formativos e Desigualdades Sociais
Faculdade de Formação de Professores - FFP/UERJ

Publicado

05/07/2022

Como Citar

Couto, C. B. ., Bottino, A. G. ., & Lage, A. P. X. . (2022). PESQUISA EM EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO SUPERIOR: DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES. Desleituras — Literatura Filosofia Cinema E Outras Artes, 10(10). https://doi.org/10.26893/desleituras.v10i10.144

Edição

Seção

CAPÍTULO DE LIVRO