LEITURAS EM EDUCAÇÃO - volume 10

Autores

  • Cremilda Barreto Couto
  • Rodrigo Araujo
  • Tania Cristina da C. Gregório

DOI:

https://doi.org/10.26893/desleituras.v10i10.126

Palavras-chave:

Educação, Leitura, Ensino, Livro infantil, Gestão escolar

Resumo

A proposta desta coletânea de ensaios, em sua décima edição, é reunir pesquisas que refletem sobre as fronteiras entre educação e leitura. Elas, também, de alguma forma, pelos seus recortes, revelam a errância do pensamento e da práxis, mostram caminhos pelos quais a leitura e a pesquisa transitam e dialogam atualmente. Seus dez ensaios versam sobre os mais variados aspectos: há aqui desde de leituras críticas pontuais, a leituras que enfocam aspectos propriamente teóricos com relação a tópicos de leitura comparatista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cremilda Barreto Couto

Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC/Rio (2008). Doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense - UFF/Niterói (2014). Professora pela Prefeitura Municipal de Casimiro de Abreu/RJ (1992-2019). Professora pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Macaé - FAFIMA (2000-2021). Professora com vínculo contratual pela Faculdade Professor Miguel Ângelo da Silva Santos - FeMASS (2013-atual), atuando principalmente nos seguintes temas: Política Educacional; Currículo e Planejamento e Metodologia Científica. Participante do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gestão e Políticas Públicas em Educação - NUGEPPE, na linha da formação continuada.

Rodrigo Araujo

Mestre em Ciência da Arte pela Universidade Federal Fluminense. Atuou por muitos anos como Professor de Literatura infantojuvenil, Arte Educação Teoria da Literatura e com disciplinas pedagógicas em Licenciaturas e atualmente é docente de Língua Portuguesa da Secretaria Municipal de Educação de Macaé / SEMED. Coautor das coletâneas Literatura e Interfaces, Leituras em Educação (2011) e Literatura Infantojuvenil: diabruras, imaginação e deleite (2019), todas lançadas pela Editora Opção e recentemente lançou, pela Editora Caravana, o livro Caligrafias e escrituras de Ana Hatherly (2021). Escreve ensaios e resenhas para a Revista Mosaicum e Revista Desleituras. Fez parte dos grupos de pesquisa GEITES/UFES [Universidade Federal do Espírito Santo, do Grupo de Estéticas de Fim-de-Século da UFRJ [Universidade Federal do Rio de Janeiro] e do Grupo Literatura e outras artes da UFF pertencentes ao Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil - CNPq. E-mail: profrodrigopuc@hotmail.com

Tania Cristina da C. Gregório

MESTRADO EM EDUCAÇÃO, pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd-Uerj). Foi professor da Rede Estadual de Ensino do Estado do Rio de Janeiro por 28 anos, tendo atuado nas funções de Orientador Educacional, Diretor Escolar, Coordenador Pedagógico e docente no ensino fundamental (anos iniciais) e no ensino médio (regular e curso Normal - formação de professores). Também tem experiência nas seguintes etapas/níveis/modalidades de educação, entre 5 e 10 anos: em escolas da rede privada de ensino, tenho sido professor do ensino médio (curso Normal - formação de professores) e Diretor Escolar; em instituição de atendimento educacional especializado (APAE), tendo sido Pedagoga; em instituição de educação superior, tendo sido docente em cursos de graduação (Curso Normal Superior, Licenciaturas e Pedagogia) e de Pós-graduação Lato Sensu (cursos de Docência na Educação Infantil e Docência no Ensino Superior, Orientação Educacional, Supervisão Escolar, Administração Escolar) e coordenador de curso (Pedagogia). Interessa-se por pesquisa em educação, pela formação do professor, por políticas públicas para educação básica e superior e pelas funções pedagógicas (Orientação Educacional, Coordenação Pedagógica, Supervisão Escolar e Gestão Escolar).

cover

Publicado

21/06/2022

Como Citar

Couto, C. B. ., Araujo, R., & Gregório, T. C. da C. (2022). LEITURAS EM EDUCAÇÃO - volume 10. Desleituras — Literatura Filosofia Cinema E Outras Artes, 10(10). https://doi.org/10.26893/desleituras.v10i10.126

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)