Alguns equívocos gramaticais

Autores

  • José Augusto Carvalho Ufes

DOI:

https://doi.org/10.26893/desleituras.v1i1.8

Palavras-chave:

Linguística, Língua portuguesa

Resumo

Discutem-se aqui alguns problemas oriundos de lições de gramáticos normativos que os analisam seguindo uma tradição equivocada, sem atentar para a linguística ou para o próprio sistema linguístico. Muitas vezes, guiados pela tradição ou pelo exemplo de algum autor que logrou firmar certa jurisprudência em matéria de língua, alguns gramáticos conseguem expor lições que os falantes estudiosos acabam por aceitar como verdadeiras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Augusto Carvalho, Ufes

Mestre em Linguística (Unicamp), Doutor em Letras (Língua Portuguesa e Filologia) pela USP . É autor de A ilha do vento sul (romance), Aprendendo a ler (didático),  Do pensamento à palavra – lições de português para a prática da redação (didático - em colaboração).  Escreve artigos para a Revista Desleituras e é Membro do Conselho Editoral da Revista Mosaicum. É autor de: O suicida  e outras histórias curtas (2020), Estudos de Língua Portuguesa (2019) e Crônicas linguísticas (2018).

Link: https://www.cajuinaeditora.com.br/jos%C3%A9-augusto-carvalho

 

Arquivos adicionais

Publicado

06/07/2021

Como Citar

Carvalho, J. A. (2021). Alguns equívocos gramaticais. Desleituras — Literatura Filosofia Cinema E Outras Artes, 1(1), 15–26. https://doi.org/10.26893/desleituras.v1i1.8

Edição

Seção

ENSAIO(S)