Observações sobre os pronomes pessoais

Autores

  • José Augusto Carvalho Ufes

DOI:

https://doi.org/10.26893/desleituras.v2i2.24

Palavras-chave:

Língua portuguesa, Pronomes pessoas

Resumo

Os pronomes pessoais podem ser usados de forma genérica, sem ligação direta com as pessoas do discurso. O pronome eu, por exemplo, com sentido genérico, pode designar não apenas o falante, mas o ouvinte ou qualquer outra pessoa. Imaginemos alguém que, falando das vantagens de se passar algum tempo no interior, diga, numa linguagem informal: “Numa cidadezinha, é bom, eu posso respirar ar puro, fazer higiene mental. Onde é que eu acho lugar melhor para descansar, senão na roça?”

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Augusto Carvalho, Ufes

Mestre em Linguística (Unicamp), Doutor em Letras (Língua Portuguesa e Filologia) pela USP . É autor de A ilha do vento sul (romance), Aprendendo a ler (didático),  Do pensamento à palavra – lições de português para a prática da redação (didático - em colaboração).  Escreve artigos para a Revista Desleituras e é Membro do Conselho Editoral da Revista Mosaicum. É autor de: O suicida  e outras histórias curtas (2020), Estudos de Língua Portuguesa (2019) e Crônicas linguísticas (2018).

Link: https://www.cajuinaeditora.com.br/jos%C3%A9-augusto-carvalho

Arquivos adicionais

Publicado

28/07/2021

Como Citar

Carvalho, J. A. (2021). Observações sobre os pronomes pessoais. Desleituras — Literatura Filosofia Cinema E Outras Artes, 2(2), 15–24. https://doi.org/10.26893/desleituras.v2i2.24

Edição

Seção

ENSAIO(S)