Português de/em Angola: Peculiaridades linguísticas e a diversidade no ensino

Autores

  • Alexandre António Timbane
  • Daniel Peres Sassuco Universidade Agostinho Neto
  • Marcio Undolo

DOI:

https://doi.org/10.26893/desleituras.v7i7.77

Palavras-chave:

Português, Linguística, Angola

Resumo

A Língua Portuguesa surgiu na Península Ibérica e se espalhou pelo mundo por meio do processo de colonização. Após o contato entre o português e as línguas autóctones em Angola iniciou uma nova configuração linguística, com características peculiares ou próprias o que contribuiu para o surgimento da variedade angolana do português. O artigo 19º da Constituição da República de Angola (2010) estabelece a LP como a única língua oficial. A variedade angolana do português distanciou-se do Português Europeu ao longo do tempo, daí que é de suma importância que haja debates que visem caracterizar e descrever esta nova realidade sociolinguística. Este ebook tem como objetivo atiçar debates sobre a variedade  angolana do português buscando refletir as peculiaridades da variedade por forma a que se possa caminhar para a normalização e criação de dicionários e gramáticas que possam ser utilizadas no ensino de português em Angola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre António Timbane

Doutor em Linguística e Língua Portuguesa (2013) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Daniel Peres Sassuco, Universidade Agostinho Neto

Mestrado em Tratamento de Informação e Comunicação Multilingue pela Universidade Autônoma de Barcelona(2009). Atualmente é Docente Assistente da Faculdade de Letras da Universidade Agostinho Neto. Tem experiência na área de Lingüística.

Marcio Undolo

Doutor em Linguística pela Universidade de Évora (Portugal), mestre em Terminologia e Gestão de Informação de Especialidade pela Universidade Nova de Lisboa (Portugal).  Orienta pesquisas na graduação e pós-graduação.

Publicado

21/12/2021

Como Citar

Timbane, A. A. ., Sassuco, D. P., & Undolo, M. (2021). Português de/em Angola: Peculiaridades linguísticas e a diversidade no ensino. Desleituras — Literatura Filosofia Cinema E Outras Artes, 7(7). https://doi.org/10.26893/desleituras.v7i7.77

Edição

Seção

LIVROS