A espremer sonhos, concretizados em palavras: a escrita de Ondjaki em Ombela

Autores

  • Eliane Debus

DOI:

https://doi.org/10.26893/desleituras.v4i4.35

Palavras-chave:

Literatura infantil, Ondjaki, Ombela, a origem das chuvas, Literatura angolana

Resumo

A espremer sonhos em palavras, o escritor angolano Ondjaki tem desenvolvido uma escrita potente que resulta em títulos para infância de forte carga literária. Dos seus títulos publicados no Brasil destacamos O leão e coelho Saltitão (2009), Ynari, a menina das cinco tranças (2010), O vôo do golfinho (2012) e Ombela, a origem das chuvas (2014a), narrativas curtas que pela sua interlocução com a ilustração podem ser manuseados e lidos pelos pequenos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliane Debus

Mestrado em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996), doutorado em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001), Bolsa Recém-Doutor (PPGE/UFSC 2001-2004) e Pós-doutorado na Universidade do Minho (PT). Atualmente é professora da Universidade Federal de Santa Catarina, atuando no Departamento de Metodologia de Ensino, no Programa de Pós-Graduação em Educação e no programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução. É líder do Grupo de Pesquisas "LITERALISE: Grupo de pesquisa em literatura Infantil e juvenil e práticas de mediação literária", da Universidade Federal de Santa Catarina.Membro integrante dos Grupos de Pesquisas "A narrativa ficcional para crianças e jovens: teorias e práticas Culturais para crianças".

Arquivos adicionais

Publicado

20/06/2021

Como Citar

Debus, E. (2021). A espremer sonhos, concretizados em palavras: a escrita de Ondjaki em Ombela. Desleituras — Literatura Filosofia Cinema E Outras Artes, 4(4), 26–28. https://doi.org/10.26893/desleituras.v4i4.35

Edição

Seção

RESENHA(S)