De aprendicismos literários

Autores

  • Eliane Debus UFSC

DOI:

https://doi.org/10.26893/desleituras.v3i3.36

Palavras-chave:

Literatura infantojuvenil, Quindungo

Resumo

Em Quindungo, Joaquim de Almeida constrói fantasticamente uma narrativa encharcada de elementos afro-brasileiros, a começar pelo próprio título “Quindungo” , termo da língua da família bantu que significa “baleia fantástica” e presente nas narrativas mitológicas do Recôncavo Baiano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliane Debus, UFSC

Mestrado em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996), doutorado em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001), Bolsa Recém-Doutor (PPGE/UFSC 2001-2004) e Pós-doutorado na Universidade do Minho (PT). Atualmente é professora da Universidade Federal de Santa Catarina, atuando no Departamento de Metodologia de Ensino, no Programa de Pós-Graduação em Educação e no programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução. É líder do Grupo de Pesquisas "LITERALISE: Grupo de pesquisa em literatura Infantil e juvenil e práticas de mediação literária", da Universidade Federal de Santa Catarina.Membro integrante dos Grupos de Pesquisas "A narrativa ficcional para crianças e jovens: teorias e práticas Culturais para crianças".

Arquivos adicionais

Publicado

20/04/2021

Como Citar

Debus, E. (2021). De aprendicismos literários. Desleituras — Literatura Filosofia Cinema E Outras Artes, 3(3), 44–45. https://doi.org/10.26893/desleituras.v3i3.36

Edição

Seção

RESENHA(S)