A EDUCAÇÃO PÚBLICA NO BRASIL: TEXTO E CONTEXTO À LUZ DO PENSAMENTO TEÓRICO DE DERMEVAL SAVIANI

Autores

  • Mônica Alves Sally

DOI:

https://doi.org/10.26893/desleituras.v8i8.98

Palavras-chave:

Educação, Brasil, Dermerval Saviani

Resumo

Com base no referencial teórico do professor Dermeval Saviani, o presente artigo revisitou suas contribuições teóricas sobre a política educacional brasileira. Através de revisão de literatura, foi realizada uma sucinta contextualização dos anos iniciais da formação familiar e acadêmica do autor, bem com a constituição do grupo de pesquisa, referências fundamentais à consolidação de conceitos e ideários que se tornaram basilares às análises da trajetória das ações políticas dirigidas a educação nacional, percorrendo desde o Brasil Colônia à atualidade, com a homologação da Lei 9394/96. Percurso histórico que possibilitou ao autor destacar quatro características recorrentes nas ações da gestão educacional: filantropia, protelação, fragmentação e improvisação. Mesmo com as constatações, Saviani conclama à luta pela construção de uma educação pública responsável e comprometida com os valores à uma sociedade mais justa e igualitária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mônica Alves Sally

Doutoranda em Educação (UFF) e Mestre em Educação (UFF). Especialista em Educação Inclusiva, Orientação e Supervisão Escolar e Gestão Pública. Graduada em Pedagogia (2002). É professor da Modalidade Norma e Inspetor Escolar da Rede Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro desde 2008. Tem experiência Ensino Superior na Rede privada, com atuação na graduação e especialização. No período de 2011-2014, atuou na função de Coordenador de Avaliação e Acompanhamento da Regional das Baixadas Litorâneas, com abrangência de dez município do RJ. Entre 2015-2017 exerceu a função de Diretor Regional Pedagógico da Regional Baixadas das Litorâneas. Atuou como membro do Conselho Municipal de Educação de Niterói no período de 2015-2017, integrando a comissão de Ensino Fundamental 2º segmento.

Publicado

11/03/2022

Como Citar

Sally, M. A. . (2022). A EDUCAÇÃO PÚBLICA NO BRASIL: TEXTO E CONTEXTO À LUZ DO PENSAMENTO TEÓRICO DE DERMEVAL SAVIANI. Desleituras — Literatura Filosofia Cinema E Outras Artes, 8(8). https://doi.org/10.26893/desleituras.v8i8.98