TECNOLOGIAS INTEGRADAS À SALA DE AULA: DESAFIOS DA EDUCAÇÃO DO SÉCULO XXI

Autores

  • Marlene Aparecida Morceli Murakami Must University, Flórida, EUA

DOI:

https://doi.org/10.26893/desleituras.v8i8.97

Palavras-chave:

Educação, Novas tecnologias, Informática na educação, Ensino

Resumo

Este artigo, realizado por meio de estudo bibliográfico, pretende abordar a respeito dos desafios do uso de tecnologias na sala de aula para a educação no século XXI. A cultura analógica na escola com práticas tradicionais seculares é conflitante com a cultura digital provocando dissonâncias entre o mundo dos estudantes e o mundo da escola. A pandemia provocou catalisação no uso das tecnologias devido ao ensino remoto. Os avanços e a propagação do uso das tecnologias digitais de informação e comunicação na educação têm ampliado as possibilidades de melhorar a aprendizagem de forma atraente, significativa e personalizada. A escola tem a responsabilidade de formar cidadãos críticos e criativos para solucionar os problemas antigos e novos da sociedade. Porém, os desafios são grandes e provocados por desigualdades de acesso e pela necessidade de revisão na formação inicial e continuada de educadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marlene Aparecida Morceli Murakami, Must University, Flórida, EUA

Graduada em Geologia pela UnB (Brasília, DF) e em Pedagogia pela FAFIMA (Macaé- RJ), Pós-graduada latu sensu em Psicopedagogia pela FAFIMA, Orientação Educacional pela FAFIMA, Administração Escolar (FERLAGOS) e Docência do Ensino Superior (FGV). Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação(Must University, Flórida, EUA). Na área educacional atuou como professora na educação básica e superior; orientadora educacional; e coordenadora e diretora pedagógica. Atualmente exerce cargo de coordenadora pedagógica dos anos iniciais em escola da rede particular do município de Macaé, RJ.

Publicado

11/03/2022

Como Citar

Murakami, M. A. M. . (2022). TECNOLOGIAS INTEGRADAS À SALA DE AULA: DESAFIOS DA EDUCAÇÃO DO SÉCULO XXI. Desleituras — Literatura Filosofia Cinema E Outras Artes, 8(8). https://doi.org/10.26893/desleituras.v8i8.97