PROPOSTA DE PERÍODO EXTRACLASSE: A FORMAÇÃO PERMANENTE NO CENTRO DE FORMAÇÃO CAROLINA GARCIA EM MACAÉ/RJ

Autores

  • Alice de Souza Pereira
  • Juliana Godói de Miranda Perez Alvarenga
  • Mariana Godoy de Miranda Queiroz

DOI:

https://doi.org/10.26893/desleituras.v8i8.95

Palavras-chave:

Educação, Formação de professores, Formação continuada, Centro de Formação Carolina Garcia

Resumo

A presente proposta busca sistematizar a importância da valorização do docente através do período extraclasse, prevista pela Lei do Piso Salarial Profissional Nacional docente (PSPN), observando a proposta de formação continuada, e, também, formação permanente, desenvolvida no Centro de Formação Carolina Garcia (CFCG), localizado no município de Macaé/RJ. A discussão aprofundada por meio da monografia de pedagogia da extinta Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Macaé – FAFIMA, tem como base os relatos apresentados nos questionários semiestruturados respondido pelas coordenadoras do local, no ano de 2019. Nesse sentido, buscamos perceber o processo de elaboração da proposta do CFCG, que marca todo um movimento de formação pioneira em diálogo com o PSPN. Concluímos ao longo da pesquisa, que existem várias experiências que priorizam o fazer docente em diálogo com o período extraclasse, mas historicamente o CFCG propõe a ampliação do conhecimento de dentro da profissão e do seu entorno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alice de Souza Pereira

Pedagoga pela Faculdade Filosofia, Ciências e Letras de Macaé

Juliana Godói de Miranda Perez Alvarenga

Professora Assistente do Departamento de Ensino Fundamental da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (CAp-UERJ) e Doutoranda em Educação (CCE/ UFF). Mestre em Educação, Especialista em Gestão Escolar e Pedagoga (FFP/UERJ), Integrante dos grupos de pesquisa: Currículo, Docência e Cultura (CDC/UFF) & Grupo interinstitucional de Pesquisaformação Polifonia (Vozes – UERJ/ UNICAMP), Dialogia (CAp-UERJ).

Mariana Godoy de Miranda Queiroz

Cientista Social (UFF)

Publicado

11/03/2022

Como Citar

Pereira, A. de S. ., Alvarenga, J. G. de M. P. ., & Queiroz, M. G. de M. . (2022). PROPOSTA DE PERÍODO EXTRACLASSE: A FORMAÇÃO PERMANENTE NO CENTRO DE FORMAÇÃO CAROLINA GARCIA EM MACAÉ/RJ. Desleituras — Literatura Filosofia Cinema E Outras Artes, 8(8). https://doi.org/10.26893/desleituras.v8i8.95