ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: ESTUDO SOBRE OS ASPECTOS PRAGMÁTICOS DA LEITURA

Autores

  • Jussara Marques Barreto

DOI:

https://doi.org/10.26893/desleituras.v8i8.88

Palavras-chave:

Alfabetização, Leitura, Letramento, Educação

Resumo

Na contemporaneidade, a leitura e a escrita ganham importância significativa na vida do indivíduo. Ambas proporcionam a inserção social através do acesso à informação, do desenvolvimento da criticidade, da criatividade e da ampliação de vocabulário. Esses aspectos contribuem para a ampliação da discussão sobre a importância da leitura na construção da identidade do indivíduo,além de elucidar a promoção do entendimento da realidade. Esta leitura tem como objetivo explicitar o conceito de alfabetização, ressaltando a formação do leitor e as funções da leitura, bem como as contribuições para as práticas pedagógicas que envolvem o desenvolvimento da leitura e da escrita.
Palavras-chave: Alfabetização. Letramento. Leitura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jussara Marques Barreto

Mestranda em Educação (Institute Theology Science – Flórida USA), Pós-Graduada em Língua Portuguesa: aspectos linguísticos e literários (FAFIMA); Pós-graduada em Gestão Escolar: administração, supervisão e orientação pedagógica (UCAM), Licenciada em Letras e Pedagogia (FAFIMA). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em docência nos ensinos Médio e Fundamental, atuando, principalmente, com temas associados à linguagem, ao código, às relações semânticas e semióticas, Orientadora e Coordenadora pedagógica, mediando o trabalho pedagógico, elaborando e conduzindo formações docentes.

Publicado

11/03/2022

Como Citar

Barreto, J. M. (2022). ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: ESTUDO SOBRE OS ASPECTOS PRAGMÁTICOS DA LEITURA. Desleituras — Literatura Filosofia Cinema E Outras Artes, 8(8). https://doi.org/10.26893/desleituras.v8i8.88