BENZEDORES DE SÃO MIGUEL DAS MISSÕES, RS: a construção de suas identidades a partir de memórias e tradições

Autores

  • Juliani Borchardt da Silva Universidade Federal de Pelotas

Palavras-chave:

Memória, Identidade, Tradições, Benzimento, São Miguel das Missões

Resumo

Juliani Borchardt da Silva apresenta a cidade de São Miguel das Missões, RS como uma “terra de benzedores”. Analisa dois aspectos fundamentais que justificam a referida abordagem: primeiro, a cidade denota empiricamente uma grande quantidade de sujeitos que exercem o ofício espiritual da cura e, segundo, há uma autodenominação das gestões municipais em enquadrarem publicitariamente e turisticamente a localidade como um espaço de onde emergem muitas pessoas com a referida prática no interior de suas famílias. A hipótese delimitada por esta pesquisa é a de que os sujeitos identificados como benzedores possuem sua prática alicerçada a priori em processos memoriais produzidos socialmente, os quais, transmitidos entre gerações, efetivam um ofício tradicional que demarca as identidades de seus praticantes e da comunidade em que vivem.

ISBN 978-65-86270-76-1
2021, 464  p. R$ 120,00

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliani Borchardt da Silva, Universidade Federal de Pelotas

Pós-doutoranda em Direito pela URI Campus Santo Ângelo. Doutora em Memória Social e Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)

Coverbenzedores

Publicado

20/11/2021

Como Citar

Silva, J. B. da . (2021). BENZEDORES DE SÃO MIGUEL DAS MISSÕES, RS: a construção de suas identidades a partir de memórias e tradições. Desleituras — Literatura Filosofia Cinema E Outras Artes, 6(6). Recuperado de https://desleituras.com/desleituras/article/view/64

Edição

Seção

LANÇAMENTOS