As formas do mando: conformismo e decadência em Graciliano Ramos

Autores

  • Adriana Furtuoso da Silva

Palavras-chave:

Literatura, Crítica literária, Vidas Secas, São Bernardo, Graciliano Ramos, Poder, Autoritarismo

Resumo

Neste livro, a autora centra-se na seguinte questão quanto ao problema do mando: como a articulação e a estrutura narrativa, tanto em Vidas Secas quanto em São Bernardo, evidenciam a tematização do mando, determinado pela miséria, domínio da linguagem, exploração humana, destituição de bens, desejo de propriedade e desigualdades sociais? Tendo em vista esse questionamento, analisa as obras sob a perspectiva do mando e de como elas associam e integram elementos externos aos internos, observando a manifestação da redução estrutural em ambas e compreendendo como essas relações determinam perspectivas antagônicas de poder.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Furtuoso da Silva

Mestra em Letras pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É professora da rede municipal de Trairi, CE e da rede estadual de ensino (SEDUCE) e coordenadora pedagógica na Escola de Ensino Médio de Tempo Integral Maria Celeste de Azevedo Porto, em Trairi- Ceará.

COVERAFM

Publicado

20/11/2021

Como Citar

Silva, A. F. da . (2021). As formas do mando: conformismo e decadência em Graciliano Ramos. Desleituras — Literatura Filosofia Cinema E Outras Artes, 6(6). Recuperado de https://desleituras.com/desleituras/article/view/63

Edição

Seção

LANÇAMENTOS