Leituras em educação - volume 8

Autores

  • Rodrigo Costa Araujo Fafima
  • Querte Terezinha Conti IBCMED
  • Katia Cilene Silva URCamp

DOI:

https://doi.org/10.26893/desleituras.v6i6.60

Palavras-chave:

Leitura, Literatura infantojuvenil, Educação, Formação de professores, E-learning

Resumo

Leituras em Educação — volume 8 — constitui importante contribuição às discussões que se formulam sobre o ensino e a prática pedagógica - da leitura, da literatura infantojuvenil, da iniciação científica no Ensino Médio, dos infinitos diálogos com Paulo Freire. Esta coletânea, em seus cinco artigos, explora de modo consistente pressupostos teóricos que explicitam a importância da educação e sua construção em saberes, incluindo a tecnologia, quando refletem sobre a aprendizagem. Todas as leituras examinam, de maneira cuidadosa, a prática pedagógica oferecendo minuciosos roteiros de trabalhos, mostrando com maturidade e espírito crítico algumas respostas obtidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Costa Araujo, Fafima

Professor de Literatura Infantojuvenil e Teoria da Literatura na FAFIMA - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Macaé, Mestre em Ciência da Arte (2008-UFF). Pesquisador do Grupo Estéticas de Fim de Século, da Linha de Pesquisa em Estudos Semiológicos: Leitura, Texto e Transdisciplinaridade da UFRJ/ CNPq e do Grupo Literatura e outras artes, da UFF/ CNPq. Leituras em Educação (Opção, 2011), Saberes Plurais: Educação, Leitura & Escola, Literatura infantojuvenil: diabruras, imaginação e deleite (Opção-2019).

Querte Terezinha Conti, IBCMED

Pós-doc em Inovação Pedagógica, UFPE - Pesquisadora na Universidade Federal de Pernambuco - UFPE; EDUMATEC; Grupo de Pesquisa EDUCAT – Laboratório de Pesquisa e Prática – Educação, Metodologias e Tecnologias (UFPE/CNPq). Doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS. Realizou estágio de doutorado na Universidade Aberta, Lisboa, Portugal. Graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação, Taquara, RS; Pós-graduação em Educação Empresarial, FACCAT; Pós-Graduação em Informática na Educação a Distância, UFRGS. Diretora Geral da Faculdade CMB, Porto Alegre(RS); Procuradora Institucional. Professora na Faculdade Alcides Maya, Porto Alegre (RS). Coordenadora dos cursos de Gestão de RH e Gestão Comercial. Coorientadora de doutorado, EDUMATEC, UFPE. Foi professora nas Faculdades Integradas de Taquara, FACCAT, Taquara, RS. Foi professora na Faculdade Tecnológica QI, Gravataí, RS. Foi também Coordenou o Centro de Pesquisas Joseph Elbling, Faculdade Tecnológica QI, Gravataí, RS. Tutora dos Cursos de Pós-Graduação de Mídias na Educação, UFRGS, UAB. Foi coordenadora do Núcleo de Educação On-line das Faculdades Integradas de Taquara, RS. Foi Coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores, Faculdade IBCMED, Sete Lagoas, MG.
E-mail: querte.cm@gmail.com

Katia Cilene Silva, URCamp

Mestre e doutora em Educação Matemática e Tecnológica - UFPE. Atuou como Diretora dos Cursos Superiores Tecnológicos de Redes de Computadores e de Gestão de Tecnologia da Informação da Faculdade dos Guararapes, sendo responsável pela implantação destes. Como Diretora do Curso de Ciência da Computação, da Faculdade dos Guararapes. Possui experiência anterior em gestão do ensino superior como Coordenadora do Curso de Graduação em Informática da URCamp, campus universitário de Alegrete, RS.

Publicado

14/11/2021

Como Citar

Araujo, R. C., Conti, Q. T., & Silva, K. C. (2021). Leituras em educação - volume 8. Desleituras — Literatura Filosofia Cinema E Outras Artes, 6(6). https://doi.org/10.26893/desleituras.v6i6.60

Edição

Seção

LIVROS