Uma pensão chamada Benedita

Autores

  • Edson Messeder

DOI:

https://doi.org/10.26893/desleituras.v6i6.57

Palavras-chave:

Conto, Literatura brasileira

Resumo

Sem dúvida alguma que era uma das casas mais animadas e mais frequentadas da cidade. Situava-se na esquina da Rua 2 de Julho com a praça do coreto, com uma entrada pela rua e outra pela praça. Portava o nome da sua proprietária. Por isso chamava-se Pensão Benedita.
Dizia-se que Dona Benedita era neta de escravos e que sua relação com a família Gomes provinha do tempo da escravatura. Era difícil de entender quem foi escravo de quem, porque o respeito e o carinho que reinavam entre ela e os Gomes eram imensos. Tratava os filhos de seu Uldário, principalmente Otacílio, como se fossem seus próprios filhos. Dizia-se também que seus avós foram libertados pela Lei do Ventre Livre, promulgada pelo gabinete do Visconde do Rio Branco no dia 28 de setembro de 1871, estabelecendo que todo filho de escravos nasci- do a partir daquela data seria livre.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edson Messeder

Publicado

01/11/2021

Como Citar

Messeder, E. (2021). Uma pensão chamada Benedita. Desleituras — Literatura Filosofia Cinema E Outras Artes, 6(6). https://doi.org/10.26893/desleituras.v6i6.57

Edição

Seção

CONTOS/CRÔNICAS