Per un barbiere di qualità

Autores

  • J. B de Souza Freitas

DOI:

https://doi.org/10.26893/desleituras.v2i2.23

Palavras-chave:

Crônica, Literatura

Resumo

Nestes nossos tempos gerundistas e de valores-isopores o apelo ao eufemismo e à grandiloquência torna-se palavra de ordem e progresso.

Oficinas mecânicas passam a ser chamadas de centros automotivos, açougues transmutam-se em butiques de carnes e sapatarias em recuperadoras de calçados.
Daí a gente olha em volta e começa igualmente a não achar mais nem barbearias nem barbeiros.
Quedê, perguntamos, a Tesoura de Ouro do Carlão? Pois seu salão ganhou a neomodernosa indicação de Cabeleireiro Masculino e virou ele esteticista capilar. Bate daí saudade danada – possivelmente, diria 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

J. B de Souza Freitas

Redator de humor, bibliófilo e ex-publicitário. Iniciou sua carreira em Bauru, no Jornal da Cidade, Diário de Bauru e revista Realce. Em São Paulo, colaborou com as tevês Globo, Tupi e Bandeirantes, com as editoras Abril (revista Playboy) e Três (revistas Status e Homem). Publicou nos jornais Diário de São Paulo, Folha de São Paulo e nas revistas Escrita, Versus, Viaje Bem, Visão, Careta e Jornal de Psicanálise. Autor do livro Objeto Voador Identificado (1971), dividiu com o cartunista Nicolielo a autoria dos livros-agenda Um ano de bom humor (1974-1981) e integrou a Antologia Brasileira de Humor (1976). Foi o editor-responsável do mensário de humor Ovelha Negra, criado pelo cartunista Geandré, e vencedor dos prêmios: "Redação de humor" − Globo (Rio, 1972), "VII Concurso Nacional de Contos" (Curitiba, 1977), "V Prêmio Abril" (S. Paulo, 1978) e "I Feira Nacional de Humor" (Curitiba, 1981).

​LIVROS PUBLICADOS :

KU + 33 outros trens (2020)
Mínimas dízimas (No prelo)

Link: https://www.cajuinaeditora.com.br/j-b-de-souza-freitas

Arquivos adicionais

Publicado

28/07/2021

Como Citar

Freitas, J. B. de S. (2021). Per un barbiere di qualità. Desleituras — Literatura Filosofia Cinema E Outras Artes, 2(2), 10–14. https://doi.org/10.26893/desleituras.v2i2.23

Edição

Seção

CONTOS/CRÔNICAS