AVALIAÇÃO DE COMPETÊNCIAS E EDUCAÇÃO ONLINE: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Jardel Lucas Garcia Universidade Aberta
  • Querte Teresinha Conzi Mehlecke UFPE
  • Fabrício Geraldo Valadares Centro Universitário UNA

DOI:

https://doi.org/10.56372/desleituras.v11i11.169

Palavras-chave:

EaD, Ensino remoto, Educação online

Resumo

O presente trabalho objetiva demonstrar uma experiência em contexto de educação online em um curso superior de tecnologia no qual um modelo de avaliação formativa, com foco em competências, foi efetivamente modelado e utilizado. Para o seu desenvolvimento, foram consideradas as proposições de Pereira et al. (2009), sobre as metacompetências essenciais a serem desenvolvidas em estudantes na contemporaneidade, e Pereira et al. (2015) sobre uma cultura de avaliação baseada em competências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jardel Lucas Garcia, Universidade Aberta

Mestrando em Pedagogia do eLearning. Universidade Aberta, Lisboa, Portugal.

Querte Teresinha Conzi Mehlecke, UFPE

Pós-doc em Inovação Pedagógica, UFPE - Pesquisadora na Universidade Federal de Pernambuco - UFPE; EDUMATEC; Grupo de Pesquisa EDUCAT - Laboratório de Pesquisa e Prática Educação, Metodologias e Tecnologias (UFPE/CNPq). Doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS. Realizou estágio de doutorado na Universidade Aberta, Lisboa, Portugal. Pós-graduação em Educação Empresarial, FACCAT; Pós-Graduação em Informática na Educação a Distância, UFRGS. Diretora Geral da Faculdade CMB, Porto Alegre(RS); Procuradora Institucional. Professora na Faculdade Alcides Maya, Porto Alegre (RS). Coordenadora dos cursos de Gestão de RH e Gestão Comercial. Coorientadora de doutorado, EDUMATEC, UFPE.

Fabrício Geraldo Valadares, Centro Universitário UNA

Mestre em Ciência da Computação. Centro Universitário UNA.

Downloads

Publicado

03/04/2023

Como Citar

Garcia, J. L., Mehlecke, Q. T. C., & Valadares, F. G. (2023). AVALIAÇÃO DE COMPETÊNCIAS E EDUCAÇÃO ONLINE: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR. Desleituras — Literatura Filosofia Cinema E Outras Artes, 11(11). https://doi.org/10.56372/desleituras.v11i11.169

Edição

Seção

CAPÍTULO DE LIVRO