APONTAMENTOS SOBRE A ESCRITA ACADÊMICA NO CONTEXTO ACADÊMICO-CIENTÍFICO DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO

Autores

  • Tânia Gregório Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Aline de Carvalho Moura Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd-Uerj)

DOI:

https://doi.org/10.26893/desleituras.v10i10.128

Palavras-chave:

Escrita acadêmica, Leitura acadêmica, Linguagem científica

Resumo

Este capítulo tem por cerne a escrita acadêmica, considerando-a dentro do contexto da linguagem científica. Nesse sentido, tem-se por objetivo colocar em debate duas questões fundamentais: a necessidade de rigor na escrita acadêmica e a necessária inter-relação entre a leitura e a escrita acadêmica na produção do conhecimento científico. O referencial teórico que subsidia esse debate centra nas contribuições de Pierre Bourdieu para o campo científico.
De forma descritiva, apresenta-se neste capítulo um levantamento das produções bibliográficas publicadas em periódicos relacionados à área da educação, no período de 2009 a 2021 cujas temáticas centram na ‘escrita acadêmica’. Os resultados apontam haver uma multiplicidade tanto de enfoques quanto de referenciais teórico-metodológicos relacionados à temática ‘escrita acadêmica” nas produções bibliográficas da área da educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tânia Gregório, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Educação
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd-Uerj)

Aline de Carvalho Moura, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd-Uerj)

Doutora em Educação

Publicado

20/06/2022

Como Citar

Gregório, T. ., & Moura, A. de C. . (2022). APONTAMENTOS SOBRE A ESCRITA ACADÊMICA NO CONTEXTO ACADÊMICO-CIENTÍFICO DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO. Desleituras — Literatura Filosofia Cinema E Outras Artes, 10(10). https://doi.org/10.26893/desleituras.v10i10.128

Edição

Seção

CAPÍTULO DE LIVRO