Teologia da estética

Autores

  • Flávio R. Kothe UnB

DOI:

https://doi.org/10.26893/desleituras.v3i3.11

Palavras-chave:

Estética, Teologia, Lógica, Filosofia

Resumo

A Estética deriva de uma crença que pode conter um erro grave, nos fundamentos, e toda sua edificação pode afundar. Oriunda da metafísica psicológica, ela pressupõe que o homem se divida em corpo e alma, como instâncias separáveis, tendo a alma prioridade por ser imutável, eterna e independente do corpo. Assim como a Lógica cuidaria das ilações da alma em termos analíticos, a Estética cuidaria das percepções corporais, das imagens corpóreas. Essa concepção cristã está presente em Descartes, Leibniz, Wolff, Baumgarten, Kant, Fichte, Solger, Hegel e vários outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávio R. Kothe, UnB

Mestrado em Teoria Literária - Freie Universitat Berlin (1972), que foi reconhecido como mestrado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) pela Universidade de São Paulo (1969) e fez doutorado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) pela Universidade de São Paulo (1975). É livre-docente pela PUCCAMP. Fez pós-doutorado nas universidades de Yale, Heidelberg, Berlim, Konstanz, Bonn, Frankfurt. Atualmente é professor titular de Estética na Universidade de Brasília. Tem atuado principalmente em teoria literária, literatura comparada, tradução, narrativa trivial, cânone brasileiro, mas hoje se dedica sobretudo a questões de estética, filosofia da arte, arte comparada, semiótica da cultura.

Arquivos adicionais

Publicado

12/07/2021

Como Citar

Kothe, F. R. (2021). Teologia da estética. Desleituras — Literatura Filosofia Cinema E Outras Artes, 3(3), 15–20. https://doi.org/10.26893/desleituras.v3i3.11

Edição

Seção

ENSAIO(S)